A Festa Literária acontece em outubro e contará com oficinas, publicações e debates no campo dos direitos humanos
Em meio à agenda comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues lançou domingo (25) a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), na Fundação Hansen Bahia – Museu Galeria. Na ocasião, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, anunciou que a SJDH terá participação importante na FLICA, com lançamentos de publicações no campo dos direitos humanos, debates e encontros; divulgação de campanhas sobre as agendas da pasta; mesas de debates; e oficinas voltadas à promoção do acesso à justiça e da cultura e educação em direitos humanos.
A SJDH, em parceria com o Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente, leva para a 11ª FLICA o “Axé Buzu”, ônibus equipado com biblioteca e videoteca para a realização de oficinas culturais, educacionais e de lazer, voltadas a crianças e adolescentes em situação de risco social. O instrumento de arte-educação conta com arte-educadores e uma biblioteca para propor às crianças e adolescentes, a partir da leitura e de oficinas lúdicas, uma nova perspectiva de projeto de vida.
“Os diálogos com o professor Jocivaldo Anjos, que é o curador da FLICA, junto com as professoras Miriam Sumica e Luciana Brito sobre educação em direitos humanos, têm sido muito animadores. Nós, da SJDH, apostamos nas Feiras do Livro e Festas Literárias da Bahia, que entendemos como espaços fundamentais ao fortalecimento das nossas agendas, buscando estreitar as relações com o campo da cultura, da literatura e das artes. A princípio, já articulamos a ida do Axé Buzu, um instrumento fundamental de educação, arte, cultura e direitos humanos para promover atividades lúdicas com crianças, adolescentes, toda a comunidade de Cachoeira e visitantes presentes na FLICA”, afirmou o titular da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
Neste ano, a edição da FLICA, que acontece de 26 a 29 de outubro, em Cachoeira, cidade do Recôncavo baiano, apresentará diálogos sobre a Literatura Brasileira e Internacional, especialmente com abordagens para o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano, provocando debates e reflexões sobre cultura, arte, educação, turismo, literatura, sustentabilidade e economia criativa/solidária. A SJDH segue mantendo diálogos com parceiros, visando agendas conjuntas no campo dos direitos humanos para a Festa Literária.
Apoio a Festivais Literários
O secretário informou também sobre o diálogo mantido com a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) através da pró-reitora de extensão, Rita Breda, visando à participação da SJDH no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), que acontece em setembro. Essas articulações estão sendo conduzidas pela assessora da SJDH para o tema da Educação em Direitos Humanos, Urania Santa Barbara.