O povo indígena Kaimbé deu início nesta segunda-feira (06) à 17° edição do Festival de Cultura Kaimbé, realizado na Aldeia Massacará, no município de Euclides da Cunha. O evento acontece até amanhã (07) e conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha.
Presente na abertura do evento, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, exaltou a força da cultura indígena e a importância da valorização das suas tradições.
“Esse é um momento muito importante de reafirmação da cultura do povo Kaimbé. Estamos aqui, em nome do Governo do Estado, para estabelecer as parcerias e garantir que as tradições e a cultura dos povos indígenas sejam valorizadas e respeitadas”, afirmou Martins.
O prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, e o Gestor de Projetos da CAR no território Semiárido Nordeste II, Anderson Pereira, também estiveram presentes na abertura do encontro, que este ano tem como tema “O Povo Kaimbé e os Saberes Tradicionais”.
O Cacique Flávio afirmou que “a realização desta feira, que chega à sua 17° edição é fruto da importância de reafirmar nossa identidade e exaltar a cultura do nosso povo”.
O encontro reúne artesanato, produtos da agricultura familiar, projetos educacionais e arte, tudo produzido pelos Kaimbé e outros povos indígenas, como os Kiriri e os Tupinambá de Abrantes.
“A presença da SJDHDS é um reconhecimento do Governo do Estado e a valorização da cultura indígena na Bahia. Esse encontro é muito importante para o povo kaimabé e todos os povos indígenas da Bahia, que seguirão sendo respeitados”, afirmou o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da Bahia, Jerry Matalawê.