Evento acontece nos dias 13 e 14 de agosto com oficinas, debates e atividades culturais na cidade de Cachoeira
Fortalecer a participação da mulher na capoeira destacando seu potencial, luta, história, ancestralidade e saberes, além de promover o empreendedorismo, são os objetivos do “Encontro sobre Protagonismo Feminino na Capoeira: arte, luta e empreendedorismo”. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Espaço Cultural Hansen Bahia, em Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano a cerca de 120km de Salvador. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de agosto, através de formulário disponibilizado pelo evento.
Promovido pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), sob coordenação-geral de Jacaré DiAlabama, o evento contará com atividades formativas e culturais, envolvendo oficinas, debates, exposição de artigos e rodas de capoeira e samba, além da apresentação da OBADX (orquestra de berimbaus) e do ‘Ngoma Móvel’, carro instrumental que desfilará pelas ruas de Cachoeira.
Mestras, mestres, capoeiristas, estudiosas e personalidades da capoeira, como a Mestra Malu (Paraíba), Mestre Bel (Feira de Santana), Bárbara Karine (Profª. Dra. da UFBA), Puma Camillê (capoeirista e multiartista) e Daniele Canedo (Profª. de capoeira e Dra. pela UFRB), participarão do Encontro fomentando discussões em torno do tema do evento.
Para a Contramestra Princesa, presidenta do GT RMS da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e coordenadora do Encontro, o evento é uma oportunidade para fortalecer as ações da Campanha Respeita as Mina na Capoeira, lançada em março deste ano no I Festival de Capoeira: ancestralidade e resistência. “Iniciativas como esse Encontro são importantes pra dialogar com a comunidade a necessidade de caminharmos juntes contra as violências com as quais lidamos no nosso cotidiano. Mostrar aos abusadores e resistentes a nossa presença, que estamos atentas e fortes e, principalmente, aumentar essa rede de apoio entre nós mulheres, propagando as ações da Campanha Respeita as Mina na Capoeira”, destacou.
Assim como no I Festival de Capoeira, o empreendedorismo também será pauta do Encontro, com atividades de promoção à economia criativa e formação em gestão de negócios, como elaboração de projetos para disputar editais e captação de recursos para eventos de capoeira. “Apesar da capoeira ser um grande impulsionador do turismo e, consequentemente, da economia baiana, muitos de nós ainda vivem na informalidade. Somos artistas, artesãos, artesãs, professores, professoras, doutores e doutoras, entre outros ofícios, sem o reconhecimento necessário para continuarmos desempenhando o que amamos fazer. Pensando nisso, o Encontro trará ações de empreendedorismo para formar a nossa comunidade”, disse Jacaré DiAlabama.
O evento será realizado simultaneamente à Festa da Boa Morte, tradicional celebração religiosa e cultural, realizada todo mês de agosto, há mais de 200 anos, na cidade de Cachoeira. A celebração é organizada pela Irmandade da Boa Morte, associação formada por mulheres negras.
Saiba mais sobre o Encontro através das redes sociais do CMB: Instagram (@capoeiraemmovimentobahia), Facebook: (Capoeira em Movimento Bahia), Youtube: (/CapoeiraEmMovimentoBahia).
SERVIÇO
O QUÊ: Encontro sobre Protagonismo Feminino na Capoeira: arte, luta e empreendedorismo.
QUANDO: 13 e 14 de agosto de 2022.
ONDE: Espaço Cultural Hansen Bahia (Rua Treze de Maio, 13 – Cachoeira/BA).
INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVkFNeyiqa2wYYULthmim48xeFLkE8xFr3lqF1OLSRvmK7FQ/viewform
Data: 13/08 (SÁBADO)
MANHÃ
08h – Credenciamento.
09h – Abertura: Orquestra de Berimbaus OBADX.
09h30 – Oficina de Capoeira 1: Mestra Malu – Capoeira Palmares (João Pessoa/PB).
10h20 – Apresentação Cultural.
10h40 – Roda de Conversa 1: Empreendedorismo e Captação de Recursos para Eventos de Capoeira.
Debatedoras(es): Daniele Canedo (Capoeirista, Feminista e Prof. da UFRB), Jacaré DiAlabama (Coordenador do CMB e idealizador do 1º Festival de Capoeira: Ancestralidade e Resistência), Alice Tosta (empreendedora, estilista – Tons da Terra) e Karine Oliveira (empreendedora e educadora).
– Coordenação: Profª. Negona – Capoeirista e Sambadeira – Grupo Porto da Barra (Irará/BA).
12H30 – Almoço.
TARDE
13h30 – Encontro com Autoridades do Poder Público e da Capoeira.
15h – Roda de Conversa 2: Ancestralidade e Resistência Feminina.
Debatedoras(es): Mestra Malu (primeira Mestra do Grupo Palmares e Mestra em Educação pela UFPB), Bárbara Carine (Profa. da UFBA e idealizadora da Escolinha Maria Felipa) e Olívia Santana (Deputada Estadual da Bahia e autora da Lei Moa do Katendê).
– Coordenação: Contramestra Princesa – UNICAR (Salvador/BA).
16h30 – Oficina de Capoeira 2: Mestra Soninha – Grupo Raça (Muritiba/BA).
17h20 – Oficina de Capoeira 3: Mestra Jô – Capoeira Brasil (Juazeiro/BA).
18h – Roda de Capoeira.
20h – Programação Cultural: Mãos no Couro e DJ.
14/08 (DOMINGO)
MANHÃ
09h – Oficina 4 – Alongamento e Performance de Dança: – Experimenta DiAlabama (Capoeirista e Mestra em Dança pela UFBA).
10h – Oficina 5: Puma Camillê (Multiartista e idealizadora do Projeto Capoeira
para Todes).
11h – Roda de Capoeira.
12h – Almoço.
TARDE
13h – Roda de Conversa 3: Campanha Respeita as Mina na Capoeira e a Luta por Políticas Públicas.
Debatedoras(es): Contramestra Princesa (Presidenta do GT da RMS da Salvaguarda da Capoeira da Bahia e Coordenadora do Encontro), Mestre Bel (Historiador/Doutor em Estudos Étnicos e Africanos e autor do livro Capoeira, Identidade e Gênero), Puma Camillê (Multiartista e idealizadora do Projeto Capoeira para Todes), Daniele Costa (Chefa de Gabinete da SPM) e Alice Portugal (Deputada Federal e Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara Federal).
– Coordenação: Foca – CMB (Salvador/BA).
15h30 – Encerramento.
16h – Berimbalada com Ngoma Móvel e Samba de Roda.
Programação sujeita a alterações.
Mais informações:
Glenda Lima: (71) 9 8723 5841
Lucas Gomes: (71) 9 9105 2104