As obras iniciais que antecedem a construção do Porto Sul, em Ilhéus, estão 40% concluídas. Um avanço é a entrega da ponte sobre o Rio Almada, que após 11 meses de trabalho, será inaugurada hoje, dia 1º de setembro. A ponte se junta a outras construções como rotatórias, desvios e trabalhos de sinalização, além de ações socioambientais, que estão sendo executadas antes da implantação do Porto Sul.
O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, vai inaugurar a ponte sobre o Rio Almada ao lado de representantes da BAMIN, empresa que está à frente do complexo de desenvolvimento que envolve a Mina Pedra de Ferro, o Porto Sul e o trecho 01 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), entre os municípios de Ilhéus e Caetité.
A ponte sobre o Rio Almada conecta a rodovia BA-001 à futura área industrial do Porto Sul. Sua construção foi executada com tecnologia cantitraveller, que permite o cravamento de estacas em áreas de rios com redução de impacto ambiental. Ela é formada por nove vãos com 26 metros e 234 metros de comprimento em pavimento rígido e seguro à circulação de veículos de grande porte.
“O Porto Sul significa a integração das regiões sul e oeste da Bahia, trazendo mais oportunidades para a economia baiana e o desenvolvimento do estado. A obra, que foi viabilizada ainda na gestão do governador Jaques Wagner, vem garantindo a geração de muitos postos de trabalhos, assegurando geração de renda e uma vida digna para centenas de trabalhadores”, destaca Rui Costa.
“O Porto Sul será um novo e importante corredor logístico e de exportação para o Brasil. Por ele, serão escoados, todos os anos, milhões de toneladas de minérios, produtos agrícolas e outros. Chegarão pelo terminal outros itens de importância para a região e para o país. Além de gerar milhares de empregos, é um empreendimento que vai trazer riqueza e prosperidade ao povo da Bahia e do Brasil”, afirma Benedikt Sobotka, CEO da Eurasian Resources Group (ERG).
A ponte sobre o Rio Almada é um investimento da BAMIN nas obras que antecedem a construção do Porto Sul. Em parceria com o governo do estado da Bahia, o terminal poderá receber navios de até 220 mil toneladas. Juntos, os projetos da BAMIN (Mina Pedra de Ferro e Porto Sul) vão gerar cerca de 55 mil empregos diretos e indiretos.