Antes secretária da Saúde, Adelia Pinheiro assumiu Educação no governo de Jerônimo Rodrigues
Secretária de Saúde durante a gestão de Rui Costa (PT), Adelia Pinheiro assumiu neste mês a Secretaria de Educação no governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Na Caminhada da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira, 12, ela negou qualquer estranhamento com a mudança de pasta dentro do plano estadual e apontou os desafios que terá no comanda da educação baiana.
“Minha casa é a educação, é nesse lugar que eu olho o mundo, então não tem estranhamento nenhum. Nesses 16 anos, a sociedade viu o quanto que trabalhamos e queremos mais. Avançamos, mas temos desafios para enfrentar e desafios complexos, que envolve protagonismo juvenil, qualificação, capacitação dos professores e trabalhadores, aproximação das famílias, material didático de qualidade, estrutura física de qualidade, além de demais questões sociais. Todos esses desafios estão presentes no plano de governo participativo”, refletiu a secretaria.
Para a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, a Festa do Bonfim é a cara do povo baiano. “Falar do Bonfim, é falar da Bahia. São sinônimos.” Ela aproveitou sua participação no cortejo para lembrar à população que, na segunda-feira (dia 16), têm início as matrículas na rede estadual de ensino. “Você, que veio na fé da construção do nosso futuro, lembre, quando postar sua foto nas redes sociais, diga aos novos estudantes que venham para nossas escolas estaduais que dia 16 a 24 de janeiro tem matrícula on-line”.
“O que eu quero dizer é que quero trazer o compromisso de trabalharmos juntos pela educação e pela inclusão na escola. É um chamamento à sociedade para se juntar em uma grande campanha de colocar todos na escola. Oferecemos modernidade, ciência, cultura, atividade física, protagonismo juvenil e com amplo apoio do Bolsa Presença e outros programas”, falou.
Questionada sobre os embates entre o governo Rui Costa e professores da rede superior de ensino, Adelia Pinheiro apontou o investimento realizado pelo governo do estado e a possibilidade de parcerias com o governo federal, agora liderado pelo presidente Lula (PT), aliado de Jerônimo.
“O nosso governo tem o segundo maior investimento no ensino superior diretamente nas universidades estaduais. Temos investido anualmente mais de R$ 1,5 bilhão. Não é pouco recurso, que está à disposição para as universidades. No nosso PGP está embutido uma aproximação com o governo federal, nesse novo cenário, com o governo alinhado com as políticas públicas, disse a secretária.
Após dois anos sem ser realizada, a Caminhada e Lavagem do Bonfim volta a acontecer na manhã desta quinta-feira, 12, em Salvador e desde às 7h30 já reúne centenas de pessoas na concentração no Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde se inicia a procissão até a Colina Sagrada.