A maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil, começa nesta terça-feira (06) e segue até sábado (10)
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) marca presença na Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil, que começa nesta terça-feira (06) e segue até sábado (10), em Luís Eduardo Magalhães (LEM), município do Oeste da Bahia. Durante o evento, organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a SDE cumprirá agendas que visam o desenvolvimento econômico no Estado.
“A SDE participará de uma série de atividades na região e terá um stand onde será feita prospecção, apresentação de oportunidades de investimentos e orientações sobre incentivos fiscais. Também participaremos do painel “Beneficiamento da cadeia produtiva e fomento do desenvolvimento agroindustrial”, dentro do complexo Bahia Farm, na sexta-feira (09)”, explicou o secretário Angelo Almeida, que participou, na manhã desta segunda-feira (05), de uma agenda com empresários do setor, além de uma visita técnica às instalações do evento, que está em fase final de montagem, junto ao Governador Jerônimo Rodrigues.
O gestor também falou sobre o potencial do agronegócio baiano e destacou que o fortalecimento do segmento é uma das prioridades da pasta que dirige. “Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio no estado registrou R$ 110,7 bilhões, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI), o que representou 27,6% da atividade econômica baiana no ano passado. É um resultado muito expressivo. Nós estamos trabalhando para que ele seja muito maior em 2023”, disse.
Durante o encontro, a comitiva do Governo do Estado ouviu demandas do setor. Participaram o presidente da AIBA, Odacil Ranzi; o vice-presidente da AIBA, Moíses Schimidt; o secretário da Casa Civil, Afonso Florence; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Tum; e representantes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, da Fundação Bahia e da Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia.
O evento
Este ano, a Bahia Farm Show, que está na 17ª edição, deve ultrapassar R$ 7,9 bilhões em negócios. Serão 420 empresas e 1,2 mil marcas, que vão expor máquinas, equipamentos e serviços para o agronegócio.