A Jenc Implementos Agrícolas é responsável pela produção da maior barra de pulverizadores agrícolas em alumínio do mundo
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) conheceu, nesta semana, a tecnologia exclusiva da Jenc Implementos Agrícolas, empresa sediada no distrito industrial de Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste da Bahia, responsável pela produção da maior barra de pulverizadores de alumínio do mundo. Na ocasião, foram apresentados o projeto de ampliação do empreendimento, ações para o fortalecimento da tecnologia, além de iniciativas que visam o desenvolvimento social, através da qualificação da mão de obra local.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, comentou a reunião. “Recebemos o empresário Gustavo Sena, acompanhado por representantes da Associação das Empresas do Centro Industrial do Cerrado de Luís Eduardo Magalhães (ACICLEM). Conhecemos um pouco mais a Jenc, essa importante companhia que começou em 2017, com apenas sete funcionários, e hoje possui 50 colaboradores”, explicou o gestor.
A maior barra de pulverizadores do mundo tem 60 metros e é feita em alumínio, com matéria-prima 100% brasileira. “Essas barras são eficientes, pois levam para o comprador um produto maior, mais leve e mais resistente. Com isso, o produtor deixa de ter “amassamentos” na área dele, que é quando a roda do pulverizador passa em cima da lavoura. Ali não nasce grão ou planta. Então, quanto maior o comprimento da barra, menor o amassamento, gerando economia”, explica o empresário.
Ele diz que com essa experiência foi possível consolidar a marca no mercado nacional. “Hoje vendemos para todas as regiões do Brasil. Nossa equipe faz a instalação, manutenção e pós-venda”, diz Gustavo. Ainda segundo ele, a companhia também recebe pedidos de outros países e a Jenc irá participar, pelo segundo ano consecutivo, de duas feiras de negócios nos Estados Unidos, país que é um dos maiores produtores de grãos. “No ano passado, o nosso equipamento foi muito bem aceito, muito bem-visto pelo produtor americano. E esse ano vamos com a ideia de consolidar pedidos e fazer contratos de confidencialidade com empresas americanas”, ressalta o empreendedor.
Desenvolvimento da região Oeste
Gustavo afirma que o principal objetivo da empresa é fomentar a região, com a criação de novos empregos e a qualificação de mão de obra. “Pessoas que ainda não tem uma habilidade ou profissão, vamos ensinar como montar, soldar ou pontear uma barra. Hoje isso já acontece na nossa fábrica, as pessoas têm ganhado uma nova profissão e mudada a sua perspectiva e qualidade de vida. É um projeto nosso instalar uma escola profissionalizante nessa área, esperamos que se concretize com a ajuda do Estado. Mais que uma empresa queremos ser um agente transformador da nossa comunidade”, finalizou.