A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os esforços para coibir a presença de animais de grande porte nas áreas urbanas, por meio da Operação Gado Zero, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). Nesta segunda-feira (07), a equipe realizou mais uma etapa bem-sucedida da operação, apreendendo vários animais bovinos nas proximidades do mercado do produtor.
A iniciativa visa não apenas garantir a segurança e o bem-estar dos próprios animais, mas também dos cidadãos que transitam pelas áreas urbanas, evitando possíveis riscos à circulação de veículos e pedestres. A presença desses animais em locais movimentados tem sido motivo de preocupação para a administração municipal, e a operação busca contornar essa situação.
De acordo com o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, a operação tem como principal objetivo encaminhar esses animais para locais apropriados, afastando-os das áreas urbanas. “É fundamental para o equilíbrio do ambiente urbano que animais de grande porte estejam em locais seguros e apropriados”, afirmou o secretário.
Os procedimentos adotados pela prefeitura estão baseados nos artigos 73 a 84 do Código de Polícia Administrativa do município, regidos pela Lei 018/2016. Conforme esses artigos, os animais recolhidos são encaminhados a um depósito temporário, onde permanecerão por um período de três dias úteis. Durante esse período, os proprietários têm a oportunidade de regularizar a situação e reaver seus animais, mediante o pagamento de uma multa de R$ 163.
No caso de reincidência, a penalidade será dobrada, buscando desencorajar a prática de soltar animais de grande porte nas ruas da cidade. Após o prazo estipulado, caso os donos não regularizem a situação, a prefeitura poderá tomar medidas como a venda dos animais em um leilão público, encaminhamento para instituições filantrópicas ou de pesquisa, ou até mesmo a doação, considerando o baixo valor de mercado dos animais.
Denúncias
A população pode denunciar a presença de animais de grande porte soltos em via pública entrando em contato pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à Semaurb, localizada à rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro, Juazeiro, das 8h às 14h.
—
Texto: Gabriel Filliph – Ascom PMJ