A Prefeitura de Irará foi notificada pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA) pela ausência de enfermeiros no Hospital e Maternidade Dr. Deraldo Miranda. A gestão municipal e a unidade hospitalar têm até o dia 25 de novembro para regularizar a situação.
Na vistoria, realizada em 25 de outubro para apurar as denúncias de irregularidades, a entidade verificou a inexistência/ausência de enfermeiros; de documentos relacionados ao gerenciamento dos processos de trabalho do serviço de Enfermagem; dos registros relativos à assistência de Enfermagem e subdimensionamento de pessoal.
A gestão municipal terá que, dentro do prazo estipulado, elaborar ou adequar o regimento interno do serviço de Enfermagem às normas e rotinas, aos protocolos e ao Procedimento Operacional Padrão (POP). A prefeitura também deverá garantir que os registros das ações de Enfermagem sejam realizados conforme as normas vigentes e realizar o cálculo de dimensionamento de pessoal da área.
A direção da unidade hospitalar tem o mesmo prazo para adequar e encaminhar a escala do serviço de Enfermagem por setor e por categoria profissional. De acordo com o COREN-BA, é necessário afixar o documento em local visível, com período de abrangência e assinatura do enfermeiro responsável. O Conselho solicita, ainda, que sejam identificados os registros relativos à assistência em Enfermagem de forma adequada.