A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu gestores da sede e do interior do município visando discutir a organização do trabalho pedagógico da rede municipal de ensino para a realização das avaliações externas acerca das estratégias educacionais que serão adotadas para garantir melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2024.
Os encontros formativos aconteceram no auditório da Seduc, nos dias 04, 21 e 22 de agosto. Na ocasião, a superintendente Pedagógica da Seduc, Willany Cunha, falou sobre a iniciativa.
“A Seduc tem acompanhado por meio de estudo focal, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das unidades de ensino do município, e a partir dos resultados identificados, temos oferecido estratégias educacionais de intervenção e melhoria dos índices. Dividimos a equipe gestora em quatro grupos correspondentes a situação dos resultados atuais, considerando as escolas em alerta, engajadas, próximas a meta, na meta ou acima da meta, e a partir dessas classificações, temos orientado o caminho eficaz para a conquista da meta ideal estabelecida, de 6.0 para o Ideb de 2024”, explicou Willany Cunha.
Na oportunidade, foram distribuídos pássaros tsurus feitos de origami. O tsuru representa um desejo que se pretende realizar, além de simbolizar sentimentos como saúde, felicidade e sorte. Presente na ocasião, o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, realizou a entregas dos tsurus e destacou o compromisso da gestão municipal com a educação e enfatizou a importância da parceria com os profissionais do ensino para o alcance de bons resultados.
“Contar com uma gestão que investe e aposta na educação como bem coletivo para a população, é poder consolidar uma trajetória de conquistas, como tem feito a prefeita Suzana Ramos. A adoção de iniciativas e estratégias educacionais eficazes são imprescindíveis para a manutenção do alcance de resultados positivos, isso claro, através da parceria com os profissionais do ensino municipal, que transformam desafios em resultados de excelência”, concluiu Wank.
A gestora da Escola Municipal Argemiro José da Cruz, Cida Miranda, participou do momento formativo e declarou a importância da iniciativa. “A Seduc tem oferecido às escolas todo suporte necessário para o alcance de bons resultados. Essa parceria é importante porque oferece as orientações necessárias do que devemos fazer para alcançar bons índices em todas as avaliações externas, dialogando sobre o que deve ser trabalhado com os alunos durante todo o ano, sobre as expectativas de aprendizagens, dados que compõem o Ideb, taxas de rendimento do aluno, distorção idade-série e melhoramento das práticas de monitoramento, o que impacta positivamente para o alcance da nossa meta”, concluiu Cida.
O Ideb
O Ideb é calculado a partir da participação dos alunos e escolas nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), instrumento utilizado para avaliar a qualidade da educação brasileira, para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
—
Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ