Na tarde da última quarta-feira, 27 de setembro, a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) sediou uma sessão especial presidida pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB). O vereador Augusto Vasconcelos, também Ouvidor-Geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), fez um pronunciamento destacando a importância da Bahiagás e reafirmando sua posição contrária à privatização da estatal.
A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, é a maior distribuidora de gás do Nordeste e a segunda maior do Brasil, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico do Estado.
“Quando estamos falando de investimentos de longo prazo, estamos falando de investimentos em que o mercado, que em geral é curto-prazista, não tem interesse. A Bahiagás tem em seu plano de investimento nos próximos quatro anos, mais de 1 bilhão de reais para a economia da Bahia”, ressaltou Augusto.
A empresa está atualmente envolvida na construção do Gasoduto Sudoeste, que é o maior gasoduto em construção no Brasil. O diretor do Sindiquímica, Alfredo Santana, alertou sobre os riscos de transferir essa obra para uma empresa privada, observando que empresas privadas no Brasil geralmente não investem em infraestrutura, mas preferem adquirir o que foi construído por empresas públicas.
“Quem faria um investimento como esse? Uma empresa privada optaria por fazer a expansão do acesso ao gás para os rincões do estado, para ajudar a descentralização do desenvolvimento e expandir gasodutos para todo o interior, ampliando a oferta para mais de 55% da população baiana como está na previsão do plano de negócios da empresa?” questionou o edil.
O vereador também destacou que a empresa tem a maioria de suas ações controladas pelo Governo do Estado e, portanto, pertence ao povo baiano.
Além do Ouvidor, a mesa desta sessão contou com a presença dos deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB); Olívia Santana (PCdoB); Hilton Coelho (PSOL); Robinson Almeida (PT); Nelson Leal (PP), Raimundinho da JR (PL), Bobô (PCdoB) e Zó (PCdoB). Também participaram do evento o secretário estadual da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE e ex-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães (PCdoB); do economista e ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli (PT), do atual presidente da Companhia, Luiz Gavazza; da supervisora técnica regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, Ana Georgina; assim como representantes sindicais e trabalhadores da Bahiagás.