Coordenador da campanha de Eduardo Leite nas prévias do PSDB, o ex-deputado federal Jutahy Magalhães acredita que, se o governador gaúcho vencer o pleito interno, o partido terá chances “muito boas” de ganhar a eleição presidencial no próximo ano.
A fala do tucano foi dada em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia divulgada nesta sexta-feira (19). As prévias estão previstas para ocorrer no próximo domingo. Além de Leite, disputam o posto o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.
“Eduardo Leite representa uma novidade extremamente importante para o país. É uma pessoa muito jovem, com experiência, com capacidade de compreender a nova realidade do Brasil. Uma pessoa extremamente sincera e confiável ao ponto de ser o primeiro governador a se declarar gay na história do Brasil”, disse.
“[Sua vitória nas prévias] Acho que terá impacto no Brasil inteiro. Acho que Eduardo Leite ganhando as prévias vai ser um candidato consistente para unificar o que se chama de terceira via. Ele tem capacidade de aglutinar rapidamente muitos partidos e apoios. (…) Se a gente tiver uma candidatura como a de Eduardo Leite, as nossas chances [do PSDB] são muito boas”, continuou.
Jutahy Magalhães avaliou ainda que, na eleição de 2018, houve uma “hecatombe” em que o PSDB perdeu os seus votos para o então candidato presidencial Jair Bolsonaro. O ex-parlamentar também elogiou a decisão do seu partido de promover prévias para definir o candidato à Presidência da legenda.
“As prévias foram algo extremamente inovador e positivo para o PSDB. Todos os candidatos tiveram a possibilidade de correr o país, ter mídia espontânea. Tiveram debates. Foi uma coisa inusitada, diferente, com a televisão divulgando. Foi noticiado em todos os meios de comunicação”, pontuou.
O eleitorado tucano foi dividido, nas prévias, em quatro grupos: filiados, vereadores, parlamentares e prefeito/vice. Cada grupo terá o peso de 25% nas urnas. Tucanos ouvidos pela reportagem acreditam que Leite tem chances reais de vencer nos três últimos grupos, mas no primeiro o governador de São Paulo deve sair vitorioso. Jutahy disse acreditar na vitória do governador do Rio Grande do Sul.
“A partir do momento que ficou possível todos votarem pelo aplicativo, democratizou as prévias e criou as condições que nós precisávamos para ter uma eleição justa. Nossa preocupação sempre foi todos poderem votar pelo aplicativo, e ter segurança no aplicativo ao ponto que não impeça a pessoa de votar”, ressaltou.