Entre janeiro e junho de 2023, foram realizados quase 350 mil atendimentos
Nos últimos seis meses, as Prefeituras-Bairro de Salvador registraram um aumento de mais de 75,1 mil atendimentos, se comparado ao mesmo período do ano passado. O valor representa um crescimento de 21,5% pela procura dos serviços que são oferecidos nas 11 unidades, como marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos, serviços jurídicos e encaminhamento para entrevistas de emprego.
Entre janeiro e junho de 2023, foram realizados quase 350 mil atendimentos – já no mesmo período deste ano, foram 425 mil. “Esse número expressivo demonstra o comprometimento das equipes em atender as demandas dos cidadãos, proporcionando um serviço de qualidade e de forma ágil. Com um atendimento eficiente e próximo, as Prefeituras-Bairro buscam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento de uma cidade mais justa e inclusiva”, diz o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes.
A cozinheira Patrícia Jesus de Oliveira, que mora no bairro de Cosme de Farias, costuma buscar atendimento na Prefeitura-Bairro Centro/Brotas. Por lá, ela já conseguiu marcar exames como ecocardiograma e ressonância magnética. Nesta semana, ela procurou a unidade para se inscrever no CadÚnico. “Todas as vezes que vim, fui bem atendida, de forma educada e rápida. Venho sempre que preciso de qualquer serviço”, comentou.
Em parte, o aumento da procura dos serviços pode ser explicado pela agilidade do sistema de atendimento que é oferecido à população, como explica o supervisor de Atendimento das Prefeituras-Bairro, Wilson Dias. “Nosso crescimento se deve também a um novo sistema adotado hoje pela Prefeitura, o Salvador Digital. Ele oferece maior agilidade em termos de tempo e serviço, sendo uma ferramenta estável e firme para trabalhar”, explica.
O supervisor acrescenta que entre os serviços mais procurados pela população estão marcação de consultas, emissão do Cartão SUS e inscrição no Cadastro Único. “Nesta época do ano, também há muita procura pela intermediação de mão de obra e por outros serviços que vêm crescendo muito nas unidades da Prefeitura-Bairro”, aponta.
Os atendimentos em todas as unidades são realizados das 8h às 17h, de forma espontânea ou por agendamento através da plataforma digital Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br) através de qualquer smartphone, computador ou tablet. O sistema fornece ainda informações detalhadas sobre os serviços disponíveis, incluindo os documentos necessários para o atendimento e as secretarias responsáveis pelo serviço pretendido.