O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) apresentou Moção de Congratulações à Arquidiocese de Feira de Santana pela criação da Paróquia São Roque, na Comunidade Quilombola Matinha dos Pretos. Esta é a primeira paróquia quilombola do país e a iniciativa foi destaque, inclusive, no Vatican News.
Com o título “Paróquia Quilombola: resgatando a vida e dignidade do povo negro”, a ampla reportagem publicada no portal de notícias oficial do Vaticano leva para o mundo um pouco da história do povo negro do distrito e a importância do feito da arquidiocese, através do arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro (confira no link).
“A primeira paróquia quilombola do Brasil está aqui entre nós, em Feira de Santana. Isso é motivo de muito orgulho! E poder ressaltar todo esse trabalho que vem sendo feito por Dom Zanoni, contra o preconceito e a favor dos que mais precisam, é uma felicidade grande para nós. Temos realmente um arcebispo diferenciado”, valoriza Angelo.
Questionado sobre a motivação da iniciativa, Dom Zanoni frisa que “é importante que a igreja esteja onde o povo está”, e que “o povo negro não é apenas um objeto da ação evangelizadora, mas protagonista”.
Mais sobre a paróquia quilombola
A nova paróquia reunirá 13 comunidades em sua área pastoral, com o maior número de comunidades quilombolas no Município de Feira de Santana. Conforme retrata o Vatican News, este ato é um sinal profético de uma igreja samaritana, com o propósito de ser presença no meio de um povo que sofre.
Comenda 2 de Julho
Recentemente, o deputado Angelo também apresentou um projeto de resolução na Alba, para concessão da Comenda 2 de Julho a Dom Zanoni, como forma de reconhecer a dedicação do arcebispo aos projetos sociais.