Decreto motivado pela falta de leitos impõe novas regras para diminuir o contágio de Covid-19
Diferente da maioria dos municípios da Bahia, Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, não conta com o retorno das aulas 100% presenciais nos colégios nesta segunda-feira, 7. A medida foi tomada por conta dos casos recordes de Covid-19 e abrange instituições de ensino das redes municipal, estadual e privada.
O anúncio foi feito pela prefeitura da cidade, que na última sexta-feira, 4, baixou um decreto para adiar as aulas presenciais. As medidas são válidas até o dia 18 de fevereiro, mas o decreto pode ser alterado.
A decisão foi tomada devido a atual situação dos indíces epidemiológicos da Covid-19 na cidade. De acordo com a prefeitura, pacientes esperam há mais de 72 horas para conseguiu um leito através de regulação.
O decreto também impõe que bares, restaurantes, lanchonetes e similares funcionem com a limitação de 50% da capacidade máxima do local e que não tenha música ao vivo. Já eventos, como cerimônias de casamento e solenidade de formatura passam a contar com o máximo de 300 pessoas, ou 50% da capacidade do local.
A participação em todos os eventos e o acesso a prédios públicos só será permitida com a apresentação do cartão de vacinação ou do certificado de imunização completa contra a Covid-19, emitido pelo Conect SUS.