A 2ª edição do ‘Origem Week – Feira de Origem e Negócios’, que teve início nesta quinta-feira (30) no Centro de Convenções de Salvador e vai até domingo (2), conta com a diversidade da produção de agricultores e agricultoras familiares e povos e comunidades tradicionais de 11 Territórios de Identidade da Bahia. A entrada é gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.
Quem visita a Vila, tem a oportunidade de conhecer e levar para a casa cafés, iogurtes, queijos e demais laticínios, derivados do milho, chocolates, mel, cervejas, chopps, artesanatos, polpas de frutas, cachaças e derivados da mandioca. Para o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, “a Origem Week é uma boa oportunidade de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Estar inserida numa feira dessa magnitude garante, além da promoção e divulgação das originalidades dos segmentos produtivos, a inclusão em espaços importantes de comercialização e negociação com variados setores econômicos“.
O Superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Euzimar Carneiro, destaca a vinda de diversos empreendimentos e a expectativa de comercialização total dos produtos. “A agricultura familiar vem organizada e representada por 15 empreendimentos de variáveis territórios, levando desde o sabor dos nossos chocolates até as inovações das cervejas artesanais do umbu, licuri, caju e outras. Nós, da SDR, através da SUAF e com o apoio da CAR, ficamos extremamente felizes em poder contribuir para esse momento. Nossa expectativa é que quem veio para cá comercializar os produtos saia com venda total“.
Origem Week
A Origem Week – Feira de Negócios da Bahia tem o propósito de fomentar vários segmentos do turismo, principalmente o de negócios, proporcionando o encontro de produtores e consumidores e estimulando a organização dos produtos na implementação de projetos sustentáveis. O evento, organizado pela Secretaria do Turismo (SETUR), conta com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), do Meio Ambiente (SEMA), do Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE) e de Políticas para Mulheres (SPM).