“Com isso Salvador também sai na frente, adota mais uma posição de vanguarda na preocupação com a necessidade de ser uma cidade mais sustentável”
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), quer aumentar em 50% a utilização de energia fotovoltaica na capital baiana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27), durante o lançamento do programa Salvador Solar na sede da Secis (Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência), no bairro do Comércio.
“No sul e sudeste não chove, os reservatórios estão sem água e a conta de energia subindo. Então, essa iniciativa na energia solar é um estímulo ao consumo de energia limpa. Traz benefício direto para o cidadão, ainda mais nesse momento de crise econômica pós pandemia. Sem falar no benefício para o clima. Com esse programa nós temos o objetivo de ampliar em 50% a utilização de energia limpa, energia fotovoltaica, renovável em nossa cidade”, afirmou.
Na ocasião, Bruno também sinalizou que essa é mais uma vez em que “Salvador sai na frente”, adotando “mais uma posição de vanguarda para se tornar uma cidade mais sustentável”. O programa também visa geração de emprego e capacitação de mão de obra, visto que o segmento está carente de profissionais qualificados.
“Nós vamos qualificar, ajudar a fazer essa capacitação em parceria com o SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra). Vamos fazer uma parceria com a Associação Baiana de Energia Solar para essa qualificação, capacitação técnica. A Prefeitura vai estabelecer metas para cumprir o seu papel, aqui está o exemplo, a própria Secis, que toda energia produzida aqui é limpa. Os prédios públicos terão também exigências de ter energia fotovoltaica”, declarou.