As entregas de eletrodomésticos aos moradores das cidades do Extremo Sul baiano, afetados pelas fortes chuvas no mês de dezembro, continuam sendo realizadas. A ação é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Corpo de Bombeiros e Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Até o momento, 1.483 eletrodomésticos já foram entregues para famílias nos municípios de Itamaraju, Vereda, Santa Cruz da Vitória e Belmonte. O processo de validação e entrega dos itens é efetuado pelo Corpo de Bombeiros por meio do sistema JUSCAD Social, desenvolvido pela SJDHDS.
O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que já esteve em Itamaraju, ressaltou a importância de garantir que o processo seja feito de forma segura e eficiente. “São famílias que precisam muito desses itens, por isso estamos dando todo apoio às equipes do Corpo de Bombeiros, que atuam desde o primeiro momento, e garantem que as famílias recebam seus eletrodomésticos”, pontuou.
“Estamos trabalhando incansavelmente para fazer com que esses ativos cheguem de forma mais rápida possível. Iniciamos as entregas sempre no dia seguinte a validação. Além de entregar para famílias os eletrodomésticos, também já realizamos as entregas de colchões, fundamentais no primeiro momento”, destacou a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa.
As geladeiras, fogões e botijões de gás foram adquiridas pelo Governo da Bahia, por meio do Fundo de Combate à Pobreza, e doados por empresas como Magazine Luiza e Coelba. Outras entregas estão previstas para serem realizadas nos próximos dias pela Sudec, Bombeiros e SJDHDS.
A técnica de referência do Sistema Único de Assistência Social na SJDHDS, Laura Bamberg, que acompanha as entregas no Extremo Sul, falou sobre a experiência de presenciar o sentimento de esperança nas famílias.
“Trazer para essas pessoas em situação de vulnerabilidade social a dignidade, a autoestima, o recomeço, a esperança, e principalmente, acesso aos seus direitos é gratificante, todos esses são ideais da justiça social. Para as famílias, esse é o primeiro passo para o recomeço”, afirmou Laura.
Para ser beneficiada com a doação, a família precisa estar inscrita no cadastro único de programas do Governo Federal (CadÚnico), ter residência no município em estado de calamidade pública e o imóvel atingido pela chuva com perda de eletrodoméstico.