Orgulho para a cidade de Cachoeira, os moradores compareceram em peso para prestigiar a reabertura da Estação Ferroviária da cidade, que aconteceu na manhã de ontem (8). A edificação da antiga estação, completamente reformada pela VLI, foi entregue à Prefeitura de Cachoeira.
A inauguração do espaço integra o programa Estação de Memórias, uma iniciativa da VLI voltada à preservação da história e da cultura relacionadas à ferrovia. Ao todo, a VLI destinou, nos últimos anos, R$ 6 milhões para Estação de Cachoeira, com o objetivo de viabilizar sua reforma.
No local, uma linha do tempo conta a história da cidade e da ferrovia. A exposição também é composta por fotografias e elementos gráficos, em uma criação colaborativa, com o apoio de dezenas de moradores, antigos profissionais, artistas, pesquisadores e ativistas culturais de Cachoeira (BA). Esta iniciativa é resultado de uma ação conjunta da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e VLI, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O objetivo é viabilizar novos espaços para que as atuais e próximas gerações conheçam a fundo a memória ferroviária.
A Estação
Por meio do programa Estação de Memórias, foi realizada uma reforma geral da Estação Ferroviária de Cachoeira, adequando sistemas elétrico e hidrossanitário às normas vigentes, troca de piso, telhado, entre outros. Estes projetos são feitos junto ao poder público, que participa do alinhamento para recuperar a funcionalidade da edificação para a sociedade após o imóvel ser cedido.
A charmosa estação, no Recôncavo Baiano, foi, e segue sendo, motivo de orgulho para o povo cachoeirense e integra o grande patrimônio arquitetônico e paisagístico do município. Ao conhecerem o espaço, os visitantes são convidados a uma caminhada pela história regional e pelos muitos marcos em que a trajetória do trem cruzou com a da cidade. Por meio de uma longa linha do tempo os visitantes são guiados desde o século XVIII até os dias atuais.
O visitante pode experimentar ainda o percurso da famosa manobra do trem plotado no chão. Ao sair da Ponte Pedro II, o trem precisava fazer uma complexa manobra em Cachoeira que chegava a durar duas horas para ser finalizada e, só então, podia seguir trilho até Salvador.
Além do projeto expográfico – com a produção de peças adesivas e tótem expositor com jogo sobre a exposição – o espaço ainda exibirá pílulas videográficas com entrevistas realizadas junto a ex-ferroviários, pesquisadores e moradores.