Confederação Brasileira de Canoagem visita Lago Pedra do Cavalo, confirma etapa do Campeonato Baiano e analisa possibilidade do Campeonato Nacional
A proposta é do deputado Angelo Almeida, com apoio da Federação Baiana.
O Lago Pedra do Cavalo, no município de Santo Estevão, tem características amplamente favoráveis à realização de uma das etapas do Campeonato Nacional de Canoagem 2022. A constatação foi feita pelo Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, que conheceu o manancial nesta segunda-feira (21). Ele esteve acompanhado da presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima; a vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Luciana Costa; o chefe de gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Diogo Rios; o prefeito do município, Rogerio (PT); e o deputado Angelo Almeida, que é o autor da proposta.
Segundo Girotto, a Confederação já tem o propósito de trazer o campeonato para a Bahia, que é o estado com mais destaque no esporte, e Santo Estevão “larga na frente”, pelas condições do lago. “A gente sai muito feliz e satisfeito com o que viu. Feira de Santana é um lugar ideal, Santo Estevão nem se fala. Hoje a Bahia é o principal estado da canoagem a termo de resultados, uma referência em projetos sociais, escolinhas, então a gente veio com a expectativa bastante grande e pretendemos voltar em breve com boas notícias. É possível que a gente traga para cá mais de 500 competidores, 12 mil pessoas”, disse animado. A realização da etapa do Campeonato Baiano em Santo Estevão já está confirmada e deve acontecer em maio. “Será um evento teste para o brasileiro”, pontuou.
Núcleo de Canoagem no bairro Viveiros
Antes de visitar Santo Estevão, a comitiva, composta também pelo secretário de Cultura Esporte e Lazer, Jairo Filho, esteve no bairro Viveiros, em Feira de Santana, para conhecer o espaço onde o deputado Angelo está defendendo a instalação de um Núcleo de Canoagem. A indicação para implantação na cidade já foi apresentada pelo parlamentar ao governo do Estado através de Projeto de Indicação, e ele acrescentará a especificação do bairro, um dos mais carentes de Feira.
Para Diogo Rios, da Sudesb, a instalação do Núcleo de Canoagem pode ser um diferencial não só esporte como na vida dos moradores. “É um local que potencializa a instalação de um Núcleo de Canoagem tanto para os anseios da região quanto o público do bairro carente, necessitando de investimentos no esporte”, frisou.
Feliz com as reações, Angelo Almeida lembrou que a missão no Lago Pedra do Cavalo teve início em dezembro e segue com os desdobramentos mais animadores. “Literalmente cortamos trecho por terra e por água, com o objetivo de promover esse manancial que possui um potencial incrível para toda nossa região, não só turístico e esportivo, mas também social. E hoje, depois de muito trabalho, tivemos uma agenda extremamente importante e que pode mudar o destino do nosso Lago e das comunidades que vivem no seu entorno, trazendo desenvolvimento e sustentabilidade”, comemorou.