Os cuidados com a primeira infância, período que compreende de 0 a 6 anos de idade, foi tema da aula inaugural realizada pela Prefeitura de Juazeiro na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da Câmara de Vereadores. A palestra integra a programação da 13ª Semana do Bebê que vai até o dia 19 de maio, e envolve as Secretarias Municipais de Saúde (Sesau), Educação e Juventude (Seduc) e de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
A diretora de Educação Permanente e Humanização da Sesau e membro da Comissão Intersetorial da Semana do Bebê, Anne Azevedo, fez a abertura do evento e destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento saudável das crianças de 0 a 6 anos. “É um compromisso da gestão Suzana Ramos, está alinhando com as metas e indicadores, dentro das três pastas, que apontam os cuidados e desafios que o município tem para com a primeira infância. Entendendo que crianças de 0 a 6 anos nascem seres de direito, e que o poder público municipal tem constantes desafios e práticas exitosas para garantir assistência necessária a esse público”, afirmou.
A palestrante e professora adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Dra Marcela Fulanete, explicou o porquê dos cuidados nesses primeiros seis anos de vida. “A primeira infância tem uma importância muito grande no desenvolvimento do indivíduo, porque nos primeiros anos, a arquitetura do cérebro está sendo construída. E se a gente não construir uma boa base, poderemos ter muitos problemas daqui a alguns anos tanto no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional”, disse.
De acordo com a professora, já existem vários estudos que mostram que o investimento na primeira infância, com políticas públicas voltadas para uma educação e programas de saúde de qualidade, atividades de lazer e cultura, trazem inúmeros benefícios não só para a criança, que é acompanhada pelos programas, mas também para toda uma sociedade. “Crianças que são acompanhadas por programas de boa qualidade nos primeiros anos tendem a se tornar indivíduos com melhor pensamento crítico, permanecer mais tempo na escola, tomar melhores decisões e serem cidadãos mais participativos. Daí a importância da gente investir nesses primeiros anos”, pontuou Dra Marcela Fulanete.
Participaram também do evento, representantes da Sedes, Seduc, além de servidores da Sesau.
Programação
Na prática, a programação da 13ª Semana do Bebê em Juazeiro teve início no dia 13 de maio com uma agenda nas escolas de educação infantil. No domingo (14), a prefeita Suzana Ramos fez a entrega simbólica da chave da cidade à primeira bebê nascida nesta data.
Durante toda semana a Prefeitura de Juazeiro realizará uma programação extensa envolvendo as três secretarias. A Semana do Bebê, instituída por projeto de lei no município, a Semana do Bebê é uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’, articulado por uma ação conjunta da Sesau, Sedes e Seduc e tem como proposta discutir políticas públicas para a primeira infância.