Encontro em Cachoeira discute segurança do patrimônio do candomblé
A prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos), representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e membros de diversos terreiros de candomblé do município de Cachoeira, se reuniram, no último dia 23, para discutir a segurança destes locais. O encontro ocorreu no Terreiro Icimimó.
Os representantes dos terreiros relataram frequentes ataques racistas, intolerância religiosa e desrespeito ao patrimônio e ao sagrado, com casos, segundo eles, de grilagem de terras.
Na ocasião, foram discutidos ainda o tombamento como patrimônio cultural dos terreiros e das religiões de matriz africana e a criação de políticas públicas para salvaguarda e preservação dos espaços sagrados. A proposta foi apresentada pelo Terreiro Icimimó, representado pelo líder religioso Pai Duda. As medidas visam inibir práticas criminosas e reforçar a segurança das comunidades ancestrais.
“Reforçamos o compromisso contra a intolerância religiosa e pela valorização da cultura e religiosidade ancestral e anunciamos que o processo de tombamento dos terreiros já está em andamento. Contamos com a ampla colaboração das instituições aqui representadas”, disse a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).
Estiveram presentes ainda o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Morais, e o vereador Paulinho Leite (PSB).