Gestão do candidato foi marcada pela parceria com os agricultores e prestação de assistência técnica
A gestão do candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), no comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi marcada pela parceria com os agricultores, a prestação de assistência técnica e desenvolvimento do segmento. O trabalho iniciado na pasta em 2014 beneficia e impacta, diretamente, 140 mil famílias baianas.
De acordo com cálculos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o valor adicionada da agricultura familiar correspondeu a 32% da soma das riquezas produzidas por toda atividade agropecuária baiana em 2018.
Além dos investimentos em agricultura familiar, a SDR também atuou na garantia do acesso à água, regularização fundiária, preservação ambiental e a prestação de assistência técnica.
“Eu tenho muito orgulho da minha história na SDR, uma secretaria que conversa com a minha história pessoal. Eu vim do campo, do interior, sei o quão importante a agricultura familiar é. Não vai ser um candidato que tem a campanha marcada por mentiras e desrespeito a Justiça que irá mudar a realidade. Eu sei que ele não conhece e não entende nada da Bahia, mas a população baiana sabe do cuidado que tivemos e sempre teremos com a atividade agropecuária”, afirmou Jerônimo.
O petista destacou ainda que vai atuar pela ampliação de projetos como o Bahia Produtiva, premiado internacionalmente, que presta assistência técnica a milhares de famílias baianas, associações e cooperativas. Jerônimo garantiu ainda que em sua gestão o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) irá beneficiar mais de 150 mil famílias em todo estado.
“Não vai ser o candidato que não sabe usar uma enxada, que nunca trabalhou pesado na vida, que vai atacar a agricultura familiar como faz com tantas áreas. Eu reafirmo aqui: estaremos ao lado da agricultura familiar, do agronegócio e vamos garantir o desenvolvimento e a ampliação de ambos. A marca da minha gestão será o desenvolvimento econômico aliado a justiça social é o potencial baiano nas atividades agropecuárias será essencial para ampliarmos a nossa economia, gerar empregos e garantir a comida na mesa do povo”, complementou o petista.
Segundo Jerônimo, seu governo será marcado pela parceria com os prefeitos, secretários, empresários, cooperativas, associações e com o agricultor familiar. O postulante ao Palácio de Ondina ressaltou ainda que o desenvolvimento rural será realizado respeitando o meio ambiente.
“Eu entendo e garanto que o nosso desenvolvimento rural pode ser feito respeitando as normas ambientais, o meio ambiente. Nós não precisamos desmatar para nos desenvolver, faremos um desenvolvimento com inteligência. Inclusive, implantaremos o Programa de Restauração Produtiva para os biomas, aliando a questão do desenvolvimento econômico e da sustentabilidade”, finalizou Jerônimo.