Pinturas retratam Lavagem do Bonfim, Festa de Yemanjá, Elevador Lacerda, puxada de rede, orixás e roda de capoeira
O Mercado Modelo, monumento turístico e histórico localizado no Comércio, teve os 20 painéis que compõem as fachadas laterais do equipamento totalmente restaurados. O trabalho de revitalização deu nova roupagem às pinturas que retratam temas diversos da cultura baiana, como a Lavagem do Bonfim, Festa de Yemanjá, Elevador Lacerda, puxada de rede, orixás e roda de capoeira, com destaque à obra de Jayme Figura, falecido recentemente, que retrata uma cena da Paixão de Cristo. O trabalho durou seis meses.
O Mercado Modelo é um equipamento que faz parte da história de Salvador e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) há mais de 50 anos. As telas foram encomendadas a artistas baianos, no ano 2000 e, em função da ação do tempo, necessitavam de melhorias.
As pinturas ocupam o espaço de “janelas falsas”, correspondendo a dez telas no térreo e outras dez no primeiro andar do prédio. De acordo com o gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Gregório de Matos (FGM), Vagner Rocha, foi realizado um trabalho de identificação, estado de conservação e diagnóstico de cada obra.
“A restauração pode ser observada por quem passa pela Praça Visconde de Cayru. Muitas obras estavam com estado de conservação entre ruim e péssimo e exigiram da equipe de restauradores um trabalho minucioso de fixação dos tecidos na parede, enxerto nas áreas faltantes, limpeza da camada pictórica, reintegração das lacunas com tintas especiais e aplicação de camada protetora à base de verniz”, destaca. Três pinturas que ilustram o “Sincretismo na Bahia”, “Puxada de Rede” e “Omulu” precisaram ser removidas da parede e levadas ao ateliê do Studio Argolo, para aplicação de enxerto e “reentelamento”.
Preservação da memória
Rocha considera que restaurar os painéis existentes na fachada é uma maneira de preservar o trabalho desses artistas baianos e realçar a beleza da edificação que testemunhou as transformações urbanas de Salvador. “Estamos cuidando de uma referência de memória histórica e cultural da nossa cidade”, disse.
O formato predominante das pinturas feitas em acrílico é de 2m a 2,70m de altura por 1,30m a 1,60m de largura. As melhorias realizadas incluem a fixação dos tecidos que apresentam descolamentos da parede, enxerto de tecidos nas áreas faltantes, através da aplicação de próteses, a aplicação de base de preparação feita com gesso e cola nas próteses e complementações do suporte.