Ao menos 225 profissionais estão afastados ou em isolamento
A quantidade de exames realizados nos pontos de testagem em Feira de Santana será limitada com o objetivo de evitar aglomerações. A medida é tomada após o município registrar alta de casos positivos em profissionais da saúde.
Na sexta-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde já havia relatado que 113 profissionais das unidades de saúde estavam afastados e outros 112 que atuam em UPA’s e Policlínicas estavam em isolamento por conta da doença.
No Drive-in do terminal BRT da avenida Ayrton Senna, onde eram feitos em média 600 a 800 exames por dia, serão realizados apenas 400. O serviço é disponibilizado gratuitamente entre segunda e sexta-feira, das 14h30 às 17h.
Aos sábados, das 08h30 às 11h30. O atendimento pode ser por demanda espontânea ou agendamento – realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Nas Unidades de Saúde da Família Rua Nova I e II, Barroquinha o atendimento é por ordem de chegada, das 9h às 11h30. Já no turno da tarde, é possível fazer na Unidade de Saúde da Família Liberdade I, II e III, na segunda e sexta-feira, das 14h30 às 17h.
Na Unidade de Saúde da Família Humildes I, toda sexta-feira das 8h30 às 11h30, por agendamento. A quantidade será limitada a 120 exames em cada unidade.
Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e sete policlínicas municipais também oferecem o serviço 24h, sem limite de testagem. A Secretaria ressalta que o exame é importante para evitar que pessoas contaminadas transitem em meio a população ocasionando a proliferação do vírus, principalmente da variante Ômicron.