A Prefeitura de Juazeiro, por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), realizou melhorias no abastecimento de comunidades no distrito de Maniçoba, beneficiando mais de 1.500 famílias que agora têm água todos os dias na torneira.
Na comunidade de Lagoa da Pedra, que atende mais 11 localidades do entorno, a Estação de Tratamento agora funciona com duas bombas para auxiliar no aumento da vazão de água. Já no ponto de captação, um motor-bomba mais potente foi adicionado ao local. Com os novos equipamentos, é possível atender às comunidades de forma mais efetiva.
“Nós buscamos realizar essas intervenções onde os sistemas se encontram defasados, principalmente aqui onde há muitas famílias. Antes, era comum o motor trabalhar 40 minutos e parar 15 minutos. Hoje funcionam 24 horas por dia”, explicou o diretor técnico do Interior, Nerivaldo Benevides.
A intervenção foi aprovada pela comunidade. A moradora Luísa Magalhães, da Vila São Francisco, afirmou que pela primeira vez a água chega às torneiras e chuveiros da casa. “Agora a água está forte e não falta mais. Nunca tinha chegado às torneiras e no chuveiro, mas agora chega. Antes quando a água chegava, só tinha nessa torneira do lado de fora. E faltava muito, agora, não mais”, comemorou dona Luísa.
As localidades beneficiadas com a intervenção do SAAE são: Campos, Fonte Viva, Caldeirãozinho, Massapê, Mulungu, Boqueirão, Vila da Paz, Vila São Francisco, Fazenda Pé do Morro, Sítio Vargem Alegre e Sítio Riacho da Grota.
De acordo com o diretor-presidente do SAAE, Anderson Freire, levar água de qualidade ao interior é uma das prioridades da gestão Suzana Ramos. “Nossa divisão do interior trabalha sempre buscando melhorias e intervenções nas comunidades, como é o caso de Lagoa da Pedra e as demais localidades, onde antes, a vazão não era suficiente para atender a todos e os moradores ficavam insatisfeitos. É uma orientação expressa da prefeita Suzana Ramos desenvolvermos ações que busquem otimizar ainda mais os serviços disponibilizados à população”, afirmou Freire.