O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, se reuniu nesta quarta-feira (30) com representantes do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados do Brasil. A reunião aconteceu presencialmente com a participação de Roseane Trabuco, analista social de Redes e Incidência Sociopolítica da instituição, e virtualmente com representantes da sede do escritório de Minas Gerais e Bahia, em Belo Horizonte.
O secretário estadual falou sobre o processo de transição, mas afirmou que o Governo da Bahia está aberto ao diálogo e parceria na questão de refugiados e fluxos migratórios.
“Esse é um tema muito importante para a Bahia porque consideramos que nos últimos 4 anos o fluxo do Governo Federal desrespeitou o pacto federativo. Nossa esperança é que o novo governo retome para si o protagonismo não só com ajuda humanitária, mas com cidadania para essas pessoas”, afirmou o secretário Carlos Martins.
Os representantes do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados do Brasil afirmaram que o objetivo é trabalhar em conjunto com governos estaduais e municípios.
“O nosso trabalho tem sido no sentido de fortalecer a rede para garantir a promoção de políticas públicas para essas pessoas, que já chegam em situação de vulnerabilidade”, pontuou o pesquisador do serviço, Henrique Galhano Balieiro.
“Estamos à disposição para atuar conjuntamente na promoção e garantia dos direitos e no acolhimento aos refugiados e migrantes”, disse Roseane Trabuco, analista social de Redes e Incidência Sociopolítica.
Uma nova reunião deve acontecer no começo do ano para articular a forma de trabalho conjunto entre a secretaria e a organização ligada à Igreja Católica.