Nas unidades os usuários estão tendo acesso a consultas com nutricionista, oftalmologista, endocrinologista e fisioterapeutas, além de orientações com educador físico, coleta de exames laboratoriais, palestras nas salas de espera e outras atividades integrativas. Cada unidade tem sua programação.
A prefeita Suzana Ramos tem endossado a realização de mutirões que segundo ela têm efeito positivo e faz a população se sentir assistida. “Estamos concentrando esforços em oferecer um atendimento mais humanizado e de qualidade. Fizemos vários investimentos estruturais na saúde como as requalificações, reformas e ampliações das unidades, mais de 20 consultórios odontológicos novos, investimentos na maternidade, SAMU, sala vermelha da Uped, ambulâncias sociais, a reforma do canil gatil, entre outros. Além disso estamos investindo na ampliação dos serviços e melhoria no acesso da população através dos mutirões de saúde com consultas especializadas, exames, tratamentos terapêuticos; ampliamos as equipes de saúde da família; estamos em mais um processo seletivo para contratar mais profissionais da saúde, enfim, tudo isso para o povo ter uma saúde digna”, elencou a prefeita Suzana Ramos.
Aprovação
Carlos Ferreira dos Santos, motorista, compareceu à UBS do Parque Residencial para uma consulta e fazer exame de glicemia para verificar suas taxas e constatou que estão dentro dos padrões. Porém, segundo ele, a sua mãe era diabética e sua esposa também, e por isso ele sabe a importância de prevenir. “Às vezes a pessoa só vem no posto, vai pra casa, fica só nos remédios e não busca o acompanhamento. Esse mutirão é muito importante para que as pessoas possam se cuidar”, afirmou.
A dona de casa Francisca da Silva já convive com a diabetes há mais de dez anos e disse que foi à unidade de saúde verificar como estavam as taxas. “Está tudo ótimo. Fiz minha consulta, vi minha glicemia e está tudo bem. Agora vou ficar acompanhando para garantir minha saúde”, disse.
A moradora Ivaneide Feitosa da Conceição buscou a UBS por causa do seu histórico de hipertensão. “Eu sou hipertensa, vim aqui me consultar e fui muito bem atendida. Esses mutirões estão ajudando a gente colocar consultas e exames em dia”, relatou.
O secretário de saúde Allan Jones, lembra a importância de uma rotina de cuidados dentro da atenção primária. “A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os mutirões têm o objetivo de cuidar da população, dentro do seu território, na sua comunidade, prevenindo complicações na saúde. Essas ações também vão impactar para atingirmos as metas do Previne Brasil, que tem sete indicadores determinados pelo Ministério da Saúde, e que apontam a estrutura de uma saúde preventiva eficiente”, ressaltou o secretário.
Diabetes
—
Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ