“Estamos concentrando esforços em oferecer um atendimento humano, de qualidade, e mais eficiente a cada dia. Fizemos vários investimentos na saúde, tanto nas requalificações, reformas e ampliações das unidades, como a entrega de mais de 20 consultórios odontológicos novos, Unidade Móvel Odontológica, aparelhos de fototerapia para a maternidade, macas para o SAMU, melhoria na sala vermelha da Uped, ambulâncias sociais, a reforma do canil gatil, entre outros. Além de investimentos estruturais, estamos investindo na ampliação do acesso dos cidadãos aos serviços, com mutirões de saúde todos os meses, com consultas especializadas, exames, tratamentos terapêuticos; ampliamos as equipes de saúde da família; realizamos mais um processo seletivo para contratar mais profissionais da saúde, enfim, tudo isso para o benefício do cidadão”, elencou a prefeita Suzana Ramos.
Hiperdia
Cada unidade de saúde tem o próprio cronograma e o usuário deve se informar na recepção ou com seu agente de saúde sobre os horários e disponibilidade dos atendimentos. De acordo com a Diretora de Atenção Básica, a enfermeira Pollyana Evangelista, as equipes foram orientadas a fazer, busca ativa desses pacientes. “Orientamos as equipes que durante a realização do Hiperdia, que é um mutirão para prevenção e controle do diabetes, é necessária também a atualização do diabético no sistema, com o registro das consultas realizadas pelo médico ou enfermeiro além da solicitação da hemoglobina glicada”, explicou.
Atenção Primária
As UBS atuam não só no atendimento de rotina como também no tratamento e acompanhamento de todos os usuários e na ocorrência de algumas comorbidades. O Hiperdia tem como meta despertar a população na prevenção do diabetes.
“Além de cuidar da população, dentro do seu território, na sua comunidade, prevenindo complicações na saúde, algumas ações buscam atingir as metas do Previne Brasil, que tem sete indicadores determinados pelo Ministério da Saúde, e que apontam a estrutura de uma saúde preventiva eficiente”, ressaltou o secretário de saúde, Allan Jones.
Diabetes
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose, ou seja, os níveis de açúcar no sangue.
Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ.