A deputada Neusa Cadore Lula (PT) defendeu a implantação de iluminação pública no trecho da BA-233 que passa pelos povoados de Conceição de Ipirá e Caixa D’água, ambos localizados no município de Ipirá.
Em indicação encaminhada ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, Neusa afirma que a iluminação pública atua como instrumento de cidadania, e está diretamente ligada à segurança pública, “prevenindo a criminalidade no local e oportunizando melhores condições de trafegabilidade, principalmente de pedestres”.
De acordo com a deputada, a iluminação desse trecho da rodovia é um pedido dos moradores dos povoados do município de Ipirá, além dos que costumam trafegar pela BA-233.
O trecho que a deputada se refere no documento, já protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), tem uma extensão de aproximadamente 800 metros no povoado de Conceição de Ipirá e de 1,2 km no povoado de Caixa D’água. “À noite”, reforçou ela, “o local fica escuro, causando insegurança e medo ao cidadão”.
Neusa Cadore lembrou também na indicação que a cidade de Ipirá se configura como um dos principais centros comerciais e de serviços públicos da sua região, possui uma população estimada em quase 60 mil habitantes e se destaca no cenário baiano pelo desenvolvimento na produção de couro, pela bacia leiteira e a produção agrícola.
“É importante ressaltar as ações e esforços deste governo, na área de infraestrutura e manutenção das vias que cortam o estado, razão pela qual o pleito se mostra legítimo, pois a população dos povoados de Conceição de Ipirá e Caixa D’água, já esperam há muito tempo pela possibilidade de contar com a iluminação pública no referido local, com vistas, a viabilizar melhores condições de trafegabilidade e de segurança”, concluiu a parlamentar.