A vereadora de Salvador, Ireuda Silva (Republicanos), comemorou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de tornar imprescritível o crime de injúria racial, equiparando-se ao crime de racismo. A decisão da suprema corte foi tomada nesta quinta-feira (28).
“A decisão do STF é mais uma conquista da nossa luta contra a discriminação racial no Brasil, um país de maioria autodeclarada negra, mas um dos mais racistas do mundo”, disse a republicana, que é vice-presidente da Comissão de Reparação. “Agora, esperamos que essa mudança na lei não seja apenas simbólica. Esperamos que a Justiça cumpra e faça valer o que foi decidido pela suprema corte brasileira, não deixando apenas no papel”, acrescentou.
Pesquisa realizada “DataPoder” no final do ano passado revelou que 81% dos brasileiros veem racismo no país, mas apenas 34% admitem terem preconceito. E para outros 13%, não existe racismo no Brasil. “Esses dados fazem um diagnóstico interessante da nossa identidade enquanto povo marcada pela hipocrisia e pela dificuldade de lidar com as próprias mazelas”, disse.