O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, anunciou em suas redes sociais, na noite de quarta-feira (17/05), que recebeu da Secretaria Estadual de Infraestrutura, a informação de que nos próximos trinta dias, acontecerá a licitação do novo aeroporto do município. O equipamento vai ser construído em Santa Cruz de Cabrália, próximo de Pindorama, cerca de 10 quilômetros da sede de Porto Seguro.
“Neste aeroporto, além dos modernos equipamentos, está prevista a construção de uma pista de pouso com 2.400 metros de comprimento na primeira etapa e 3.000 metros na segunda, com largura de 45 metros. Com isto, Porto Seguro e a região poderão receber voos de todas as partes do mundo”, comemorou Jânio, que participou de um encontro com o governador Jerônimo Rodrigues em Salvador no mês de abril. Na ocasião, foram sugeridas algumas melhorias no projeto.
O gestor de Porto Seguro acrescentou que o “novo aeroporto deverá ser construído no prazo máximo de cinco anos, mas as empresas interessadas em participar da licitação prometem concluir a obra em três anos”.
“Outra novidade: a empresa que ganhar a licitação para a construir o novo aeroporto terá o direito de gerir o atual, tão logo se conclua a licitação”, disse o prefeito.
“Sempre lutei por este novo equipamento e agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues por esta importante obra. Estou muito feliz com a notícia. Acredito que, em breve, Porto Seguro, Cabrália, Belmonte e toda a região terão um crescimento de 20% a 30% na economia, além da grande geração de empregos”, finaliza Jânio.
A obra será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), e a empresa vencedora do edital. O novo terminal aéreo foi planejado em área patrimonial de aproximadamente 300 hectares, com pista de pouso e decolagem de 3000 m X 45 m, pátio de estacionamento de aeronaves com capacidade para até 27 aeronaves, terminal de passageiros de 48 mil m² e com capacidade de atender grandes aeronaves em voos nacionais e internacionais, hub regional e transportes de carga.
O investimento previsto na obra é de aproximadamente R$ 1,3 bilhões. A próxima etapa da licitação será o leilão realizado em julho na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, que definirá a empresa responsável pela administração do Novo Aeroporto Costa do Descobrimento pelo período de 30 anos.
Enquanto constrói o equipamento aeroportuário, a empresa também será responsável pela adequação e melhorias do atual Aeroporto de Porto Seguro, que fica no extremo sul do estado. Após a conclusão da obra, a operação será transferida para o novo aeroporto e o de Porto Seguro será desativado.