Materiais didáticos facilitam aprendizado dos alunos da educação infantil no município
Oferecer às crianças atividades que viabilizem o desenvolvimento de diversas competências, bem como de experiências sensoriais é essencial para um crescimento saudável. Na rede municipal de ensino de Juazeiro, no norte baiano, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem investido em materiais didáticos inovadores para atender o segmento da Educação Infantil.
Está disponível nas escolas municipais uma coleção de livros didáticos infantis, que foram criteriosamente selecionados pela Seduc por atenderem aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhados às especificidades do currículo municipal.
A coleção, composta por kits para professor e aluno, conta com atividades que promovem, entre outras coisas, o autoconhecimento, com brincadeiras e atividades psicomotoras; participação e interação entre as crianças; respeito às diferenças e expressão de sentimentos, necessidades e desejos. Durante o processo de ensino e aprendizagem, as crianças são provocadas a “colocarem a mão na massa”, executando atividades como desenhos, pinturas, empilhamento e encaixe de objetos, exercitarem o olhar sobre si, o outro e a coletividade, para depois colocarem no papel o que aprenderam com as experiências.
Para a diretora de Educação Infantil da Seduc, Eliete Evangelista, a metodologia utilizada pemite que a partir da ludicidade e da brincadeira, as crianças aprendam e desenvolvam novas competências.
“Os materiais didáticos se apresentam como um portfólio das crianças de Educação Infantil de um a três anos, onde os registros serão pensados e realizados atendendo às mais diversas linguagens, sempre com a intencionalidade de potencializar e desenvolver os objetivos de aprendizagem”.