Depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) vetar a inscrição do nome da psiquiatra alagoana Nise da Silveira no livro dos “Heróis e Heroínas da Pátria”, a deputada federal, Lídice da Mata (PSB), utilizou as redes sociais para criticar a decisão do chefe do Executivo.
“Vetar o nome de Nise da Silveira no livro de Heróis da Pátria é uma mostra de ignorância, despreparo para ocupar a Presidência da República. Além disso, mostra o caráter cruel de um governo que odeia o seu povo”, escreveu Lídice no Twitter, na manhã desta quinta-feira (26).
O veto de Bolsonaro foi publicado na edição desta quarta-feira (25) do “Diário Oficial da União (DOU). Na justificativa, o presidente afirma que “não é possível avaliar a envergadura dos feitos da médica Nise Magalhães da Silveira e o impacto destes no desenvolvimento da Nação, a despeito de sua contribuição para a área da terapia ocupacional”.
A homenagem à médica, conhecida por revolucionar o tratamento de transtornos mentais, foi aprovada pelo Senado em 27 e abril.