O presidente estadual do Solidariedade e deputado estadual, Luciano Araujo, membro da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), esteve presente na audiência pública que debateu ontem (21) a importação de amêndoas de cacau originárias da Costa do Marfim pelo Porto de Ilhéus. O evento ocorreu na Sala de Comissões e foi proposto pelo deputado Hassan (PP). Ele cobrou soluções para o aumento da competitividade do cacau produzido na Bahia.
“Quem está sofrendo há mais de 30 anos são os produtores. Não ouvi aqui uma solução para os produtores concorrerem com o cacau da Costa do Marfim. Gostaria de saber dos senhores representantes do Ministério da Agricultura qual é a solução que nós temos para aumentar a produtividade de cacau na Bahia”, questionou.
Segundo o parlamentar Hassan, os produtores alertam e protestam contra os riscos fitossanitários decorrentes da entrada do cacau africano no Brasil. Somente nos primeiros meses deste ano já chegaram à Bahia 13 mil toneladas do produto. A audiência atendeu solicitação dos produtores baianos, que têm lavouras em 126 municípios.