Vinte médicas e médicos do coletivo “Médicos pela Democracia” se filiaram ao Partido dos Trabalhadores (PT) ontem (22) em Salvador. As filiações ocorreram durante o ato “Todos Juntos pela Saúde e pela Democracia”, realizado no restaurante Armazém 437, na Saúde, com a presença de mais de trinta médicos/as, dirigentes e parlamentares do PT. O evento é resultado de uma ação conjunta entre o mandato do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), médicas e médicos e direção do Partido dos Trabalhadores (PT).
Presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, destacou a importância da adesão dos profissionais de saúde à luta pela democracia e reconstrução do Brasil. “A luta da reforma sanitária, em defesa da democracia, do SUS e pela retomada do desenvolvimento do País se fortaleceu hoje com a chegada destes profissionais comprometidos com o Brasil, demonstrando a força da união entre as bandeiras de luta do PT e da classe médica trabalhadora”, declarou.
A diretora-geral do Hospital Couto Maia, a infectologista Ceuci Nunes, destacou que sua decisão de se filiar ao PT partiu da necessidade de se posicionar neste momento de grave crise política, econômica, social e sanitária que o Brasil enfrenta com a gestão de Jair Bolsonaro. “Alguns médicos entraram em um discurso contra o programa Mais Médicos, contra o PT, contra a presidenta Dilma, e muitos deles viraram bolsonaristas, e uma filiação a um partido com o PT dá uma organicidade maior à minha participação política, para discutir internamente as questões da saúde, levar as questões da saúde para discussão na categoria médica e entre os profissionais de saúde e, principalmente, por causa do momento difícil que estamos vivendo, com ascensão do fascismo, com uma ameaça muito séria ao SUS. Eu vim para o PT para entrar na militância da defesa do SUS”.
Proponente da ação, o médico e ex-secretário de Saúde da Bahia, deputado Jorge Solla, destacou a relevância das filiações. “É muito importante e mais do que nunca neste momento que médicos e médicas venham para o PT trazendo toda a sua experiência e seu compromisso para que possamos, no próximo ano, voltar a sorrir em nosso país, trazendo o presidente Lula e o governador Jaques Wagner. Então, é fundamental contarmos com esses companheiros e companheiras valorosas, num momento difícil de atuação para a área de saúde em que temos muitos desafios e ainda estamos vivendo uma crise sanitária de gigantescas proporções”, afirmou.
O ato contou também com a participação da vereadora Maria Marighella, do vereador Edvaldo Brito (PSD), do primeiro-secretário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia, Rodrigo Hita, o deputado estadual Alan Castro (PSD), e o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).