O 17 de maio é a data em que se celebra o Dia Internacional de Luta Contra Homofobia, Transfobia e Bifobia. E é devido a este dia que o mês de maio promove reflexões sobre o combate ao preconceito e à discriminação enfrentados pelo público LGBTQIAP+, o Maio da Diversidade. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), oferece serviços de assistência ao público LGBTQIAP+, através da Diretoria da Diversidade.
Entre os serviços realizados pela Diretoria de Diversidade da Sedes há o Ambulatório Trans com hormonização assistida da população LGBTQIAP+, que é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Faculdade Estácio de Sá. Além da hormonização, também há o acompanhamento integral de saúde das pessoas trans. “A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade está à inteira disposição para garantir todos os direitos da população LGBTQIAP+, com assistência social, promovendo saúde e também com assistência jurídica”, destacou o secretário da Sedes, Fernando Costa.
A Prefeitura de Juazeiro também disponibiliza acompanhamento psicossocial e promove estratégias de cuidado em relação à saúde mental da população LGBTQIAP+. Também é feito na Diretoria de Diversidade a retificação do nome social para travestis, transexuais e trangêneros, acesso aos benefícios sociais assistidos pelo Cadúnico como Programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC). As pessoas LGBTQIAP+ também podem ter atendimento jurídico para casos de transfobia e homofobia.
“O setor jurídico da Diretoria está à disposição para coibir essas práticas. Estamos sempre buscando juntamente com o legislativo, projetos que garantam o direito desse público, de forma multifatorial, seja na saúde, na educação, no esporte”, destacou o responsável pelas Políticas Públicas da Diretoria de Diversidade, Andrey Anthonny Cruz.
A Diretoria da Diversidade fica no anexo ao prédio da Sedes, na Avenida Carmela Dutra, Orla I de Juazeiro, na Superintendência de Políticas Sociais, das 8h às 14h. O contato é (74) 98856 6365.
Programação Maio da Diversidade
No dia 20 de maio a Diretoria de Diversidade estará no Arco da Ponte de Juazeiro onde será realizado o evento “Ser Trans é um sucesso”, com o lançamento do grupo terapêutico voltado para o público transexual, travesti, transgênero e não-binário. Serão realizadas ainda uma mediação de roda de conversa, palestra sobre saúde, além de intervenções artísticas. O evento será das 18h às 00h.
No dia 23 haverá a cerimônia de lançamento do documentário “Diversidade juazeirense – colorindo a história” em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O documentário mostra a história do movimento LGBTQIAP+, os ganhos de direitos e políticas públicas. A exibição do documentário será no mês de junho. O lançamento será no Auditório da Sedes, das 8h às 12h.
No dia 25, a partir das 8h, serão ofertados serviços de saúde para o público LGBTQIAP+ na praça Imaculada Conceição. Entre os serviços estão atendimento odontológico na unidade móvel, testagem para IST’s, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, aferição de pressão arterial e de glicemia, avaliação antropométrica, atendimento e orientação nutricional, auriculoterapia e orientação psicológica.
No dia 26 haverá mobilização com gestores escolares para enfrentamento à homofobia e transfobia na educação. A palestra será no auditório da Seduc, das 8h às 12h.