Serão abertas a partir de terça-feira (5), as inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos, oferecidos pela Humana Brasil, com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). A ação faz parte do projeto Futuro Aberto e visa promover a formação profissional e o crescimento pessoal de jovens entre 15 e 29 anos, e mulheres dos 15 aos 60 anos, em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa vai oferecer 225 vagas para os cursos de Corte e Costura, Informática, Estética, Barbearia, Inglês e Espanhol.
Para se inscrever, o cidadão deve apresentar CPF, RG, comprovante escolar (se for estudante), comprovante de residência e cartão de vacinação contra a Covid-19 no CSU de Lauro de Freitas. As inscrições serão finalizadas após o preenchimento das vagas.
Os cursos serão realizados de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, nas sedes do Centro Social Urbano (CSU), localizadas no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, e de Castelo Branco, em Salvador. As inscrições no CSU de Castelo Branco já foram encerradas e as aulas serão iniciadas na quinta-feira (7), às 9h.
“A Humana já trabalha com o Governo do Estado com uma série de projetos que visam auxiliar a população. A proposta é trabalhar com a qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica a coordenadora do CSU, Glayce Albernaz.
Desenvolvido em parceria com Humana People to People Itália, Banco Intesa Sanpaolo e a Prefeitura de Lauro de Freitas, o projeto conta ainda com atividades físicas e treinamentos voltados para o mercado de trabalho. As mulheres participantes também irão receber capacitações sobre planejamento familiar, saúde sexual e prevenção da violência doméstica, para fortalecer seus direitos e combater a violência de gênero.