Serviço estará disponível no Salvador Shopping
Uma unidade da Polícia Civil foi inaugurada no SAC Salvador Shopping, nesta segunda-feira (7), para registros de ocorrências do público em geral, com foco no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar. O serviço é uma parceria da Secretaria de Administração do estado da Bahia (Saeb) e a Polícia Civil.
Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento no SAC Digital, de segunda a sexta, das 9 às 18h, para o público em geral. Inicialmente, os depoimentos online para o público feminino acontecerão pela tarde, às quartas-feiras.
A iniciativa acontece no dia de mobilização pela Lei Maria da Penha, que completa 17 anos em 2023, como pontua a delegada-geral, Heloísa Campos de Brito. “Em uma data tão emblemática, como o 7 de agosto, dia de mobilização pela Lei Maria da Penha, que neste ano completa 17 anos, a partir desta união de esforços e expertise do SAC com a Polícia Civil, está sendo implementado um serviço de acolhimento e eficiência, em um ambiente mais acessível para as mulheres. Não esquecendo que todos os cidadãos também terão mais agilidade e comodidade para registrar ocorrências. É esta integração interinstitucional que faz a diferença no cuidado com a população”, avalia.
Estrutura
A unidade conta com três pontos de atendimento, uma sala para realização dos depoimentos online e outra para registro de ocorrências.
Apenas no primeiro semestre de 2023, 13.153 inquéritos foram instaurados pela Polícia Civil, enquanto 7.171 foram encaminhados o Poder Judiciário. No mesmo período, o órgão solicitou 3.064 medidas protetis de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar. Além da nova unidade de atendimento no Salvador Shopping, as vítimas podem procurar uma das 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs) ou os nove Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMs) do estado.