Teve início nesta quinta-feira (3) e vai até a próxima segunda-feira (6) a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), no município de Cachoeira. Este ano, a Festa vem com o tema “Liberdade e Literatura Brasis”. Serão dias de atividades culturais, palestras, rodas de conversa, sessões de autógrafos e apresentações musicais. O evento é realizado pela Fundação Hansen Bahia, em parceria com a empresa Cali, e conta com o patrocínio do governo do Estado. A Prefeitura de Cachoeira também é parceira na realização do evento.
A gestão municipal participa do evento com diversas ações da Secretaria de Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Biblioteca Municipal Ernesto Simões Filho, Trânsito, CRAM e posto de informações turísticas e da Guarda Municipal.
“Estamos muito felizes de, após dois anos, prestigiarmos a FLICA de forma presencial. A Festa Literária de Cachoeira é mais um evento importante para a nossa cidade, que respira cultura e diversidade. A Festa movimenta a nossa economia e o turismo. Estamos de braços abertos para acolher a todos que estiverem aqui, oferecendo diversas ações de segurança, saúde, lazer e cultura”, disse Eliana Gonzaga (Republicanos), prefeita de Cachoeira.
A Secretaria da Saúde disponibiliza o Momento Relax com a realização de massagens. Além disso, terá uma Unidade Móvel com dentistas, oferecendo serviços de escovação, limpeza e aplicação de flúor, técnicas de enfermagem e enfermeiras, realizando teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Serão feitos 50 testes de cada por dia, das 10 às 16h.
Ainda na área de Saúde, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) vai oferecer palestras e lançamentos da Cartilha “Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, com Simone Mascarenhas, na sexta-feira (4), de 13h30 às 14h. Terá ainda o lançamento dos livros “Do Amor e do Amar”, de Ana Marice Ladeia, das 14h30 às 15h, e o “Ecoa Mulheres- A força do feminino através das palavras”, de Larah Oliveira, das 15h30 às 16h, também na sexta-feira.
No sábado (5), terá às 9h uma produção literária com Maria Amélia, o lançamento do livro “A Luz da Maternidade”, das 11h às 12h. À tarde ocorre o lançamento do livro “Na Contramão Do Afeto: Histórias E Trajetórias Afetivas De Mulheres Negras”, de Luana Souza, das 14h às 15h. O encerramento da participação do CRAM será com uma palestra sobre “Prevenção de violência doméstica”, das 15h às 17h.
Educação
A Biblioteca Municipal Ernesto Simões Filho oferta contações de história, leitura compartilhada, pinturas, jogos, brincadeiras, além de bate papo com autores. Terá ainda lançamentos de livros e uma exposição de arte em tela do Colégio Viana.
A programação completa do evento está no site flica.com.br.