A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde, promoveram, nesta quinta-feira (30), a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro discutiu o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia–Amanhã vai ser outro dia”. O objetivo do evento foi mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS – Sistema Único de Saúde.
Durante a conferência, profissionais da saúde e a população debateram quatro eixos (A Bahia que temos, A Bahia que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; amanhã vai ser outro dia para todos) voltados para a saúde.
“Estamos construindo políticas públicas de saúde de forma democrática, ouvindo os profissionais do setor e a população. E a população será beneficiada com os esforços para uma saúde pública de qualidade”, frisou a prefeita Cordélia Torres (UB).
Pré-conferências
Além disso, foi realizado pelo corpo de delegados eleitos um debate para escolher dentre as propostas eleitas nas pré-conferências, ocorridas nos últimos dias 13, 15 e 17 de março, as mais relevantes para compor os documentos que serão levados para a 11ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em abril.
“Sabemos que a construção do SUS é diária, e precisamos trabalhar juntos para fortalecer as nossas políticas públicas de saúde. A conferência faz uma análise situacional do município, verifica a estrutura de saúde e de processos de trabalho. Hoje saímos com o sentimento de dever cumprido e que nossa voz seja ouvida tanto no estado quanto na federação, e que consigamos entregar à população o que ela merece”, frisou a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto.