Reforçando o compromisso de promover uma assistência em saúde integrada, considerando os aspectos físicos e mentais dos pacientes, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, proporcionou um espaço formativo sobre atendimentos de urgência e emergência em Saúde Mental. O curso foi realizado na manhã deste segunda-feira (12) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Juazeiro (Samu) com a participação de 33 profissionais da UPA e do Samu.
O encontro foi mediado pelo psiquiatra da rede municipal, Ricardo Nogueira, e gerou uma oportunidade para discutir e realinhar os protocolos de atenção às urgências e emergências em Saúde Mental do município “Trouxemos atualizações sobre abordagens humanizadas de pacientes agitados ou agressivos, que fazem uso de drogas ou outras substâncias, ansiosos e com multitraumas. Os profissionais tiveram a oportunidade de expor as suas dificuldades e podemos adequar o protocolo de condutas”, comentou.
“Os indicadores da Rede de Atenção à Saúde apontam que aproximadamente 50% das chamadas por atendimentos clínicos do Samu estão associadas a pacientes com algum transtorno mental. A partir desses dados e dos relatos dos nossos socorristas identificamos a necessidade de atualizar e discutir os protocolos para estes atendimentos”, explicou a gerente do SAMU de Juazeiro, Juliana Tupina.
Segundo a diretora de Educação Permanente e Humanização da Sesau, Anne Azevedo, no próximo dia 26 de junho o treinamento será oferecido para outros integrantes das equipes de saúde da UPA e Samu. “Esse momento de integração e discussão tem sido muito importante para que possamos aperfeiçoar os fluxos de comunicação entre a rede de urgência e emergência e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Nosso objetivo é otimizar o atendimento e o acolhimento dos pacientes”, disse.