O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Silva Tigre, visitou o Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quarta-feira (13). Na oportunidade, o diretor executivo da Agência Municipal de Abastecimento (AMA), Britoaldo Alves Bessa, apresentou as dependências do entreposto e mostrou os avanços da administração municipal.
De acordo com o diretor executivo da AMA, Britoaldo Alves Bessa, a visita fomenta a integração com os outros municípios e reforça o pedido de investimentos federais e estaduais na infraestrutura e logística para escoamento da produção da região. “É uma satisfação receber o presidente da UPB e mostrar toda a potencialidade de nossa região, a gestão Suzana Ramos entende a importância do diálogo com outras instituições para o crescimento econômico de Juazeiro”, disse Britoaldo Alves.
Para o presidente da UPB o mercado tem uma potencialidade impressionante e já se destaca por ser o 2º maior mercado do Brasil em volume, pelo diferencial geográfico e grande diversidade de produtos. “Os governos estadual e federal devem avaliar a logística, é necessário que viabilizem a ferrovia para escoamento dos produtos para o porto de Aratu. Sem dúvida nenhuma a Bahia vai ganhar muito com esta ação. Fiquei impressionado com o mercado e aproveito para parabenizar toda a gestão da autarquia. Vamos trabalhar na união das prefeituras para que se produza cada vez mais, com melhor qualidade e a escoação necessária da produção”, destacou José Henrique.
Ranking
Pela primeira vez na história, o Mercado do Produtor de Juazeiro passou a ocupar a 2ª posição em volume e valores no Ranking Nacional na comercialização de hortifrutigranjeiros, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no último dia 20 de abril. O entreposto de Juazeiro está na frente de Ceasas de grandes capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Campinas, Recife, Porto Alegre e Salvador, ficando atrás apenas do CEAGESP, de São Paulo. As informações estão disponíveis no site da Conab (https://www.conab.gov.br/).
O levantamento tem como base a quantidade anual de 2022, comercializando o volume de 1.719.456.610 (um bilhão, setecentos e dezenove milhões, quatrocentos e cinquenta e seis mil e seiscentos e dez) quilogramas de frutas e hortaliças. Um aumento de 20,45% em relação a 2021.
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Texto: Matheus Oliveira – Ascom/PMJ
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