Bruno Monteiro também mostrou expectativa para o Carnaval de Salvador
Presente na Lavagem de Itapuã, na manhã desta quinta-feira, 9, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, celebrou o retorno das festas populares após três anos de pandemia. O gestor ainda afirmou sua expectativa para o Carnaval de Salvador, que começa na próxima semana. A última vez que celebrações do tipo foram realizadas foi em 2020.
“A gente encerra hoje esse ciclo de lavagens e também um aquecimento para o Carnaval desde o início de janeiro com a Lavagem do Bonfim, com tantas festas populares que a gente participou, a gente vê que há essa saudade desses momentos, desse encontro”, afirmou ao Portal A TARDE.
“A cultura foi o primeiro setor a parar e o último a voltar. A gente viu durante a pandemia, durante o isoloamento. Quanto a arte salva e o quanto a arte foi uma companheira muito valiosa, muito importante naquele momento. A vontade de estar na rua, a vontade de se mostrar, de estar brincando e se lembrando que a gente passou por esse momento difícil, que o Brasil passou por um momento muito difícil e a gente voltou a ter esperança e voltou a celebrar e comemorar”, acrescentou.
Bruno Monteiro ainda apontou as celebrações como algo importante da identidade baiana por conta das demonstrações de fé. “As lavagens são sobretudo uma celebração de fé da nossa cultura tradicional. Então que bom que a gente está se encontrando, que o povo volta para a rua para celebrar e tudo isso por mim um grande aquecimento para a semana que vem, quando chega o maior carnaval da nossa história”, falou.