Páginas da saúde e da educação são as mais visadas
A cada dia são realizados cerca de 10 milhões de ataques ao portal da prefeitura de Salvador. As tentativas de acesso indevido dos hackers visam principalmente as pastas da Educação, da Saúde e da Procuradoria, as que têm maior audiência, e são bloqueados pelo sistema de cibersegurança do Município.
Samuel Araújo, secretário municipal de Inovação e Tecnologia de Salvador e diretor-presidente da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), explica que a maior preocupação da prefeitura no setor de tecnologia é garantir a segurança cibernética.
“Hoje a gente pode dizer o seguinte: que a prefeitura está bem nessa área de segurança, conseguindo sustentar e minimizar os efeitos dods hackers. No ambiente da prefeitura, a gente tem aí mais de 10 milhões de bloqueios por dia de tentativas de acesso indevido aos sites”, afirma. Segundo Araújo, algumas áreas são mais visadas pelos hackers, como educação, saúde e fazenda, pois são os mais acessados.
Ainda de acordo com o secretário, por ser ano eleitoral, os ataques aos sites dos poderes executivos aumentam. “Eles buscam sites que podem criar impacto negativo para as instituições”, explica.