População relata casos de virose, mas SMS descarta surto
A Secretaria da Saúde de Salvador (SMS), confirma um aumento de casos do Norovírus na cidade. Os sintomas mais comuns são febre, vômito, diarreia e dor no abdômen
O vírus que é transmitido por meio da água e alimentos contaminados ou através do contato com pessoas infectadas, tem como sintomas principais diarreia e vômitos, além de febre alta. O norovírus costuma circular mais entre os meses de maio e abril.
Os casos na cidade são esperados pela natureza do vírus, conforme a infectologista da SMS, Adielma Nizarala. “Os norovírus acontecem todo outono/inverno. Então, na verdade, a gente não tem um quantitativo aumentado que signifique um surto nesse momento. O que a gente tem é o quantitativo normal para a época de outono/inverno, em que esses vírus, tanto respiratórios, quanto os que têm preferência pelo sistema gastrointestinal, se multiplicam um pouco mais”, explica.
Apesar de confirmar aumento de casos, a SMS descarta a informação de um surto da doença, porque o norovírus não é de notificação compulsória, ou seja, não há obrigatoriedade de comunicação da autoridade de saúde sobre ocorrência de suspeita ou confirmação da doença.
Cuidados
A SMS oferece atendimento para os casos de gastroenterite através das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Até a manhã desta quarta-feira (15), não houve restrição de assistência para pacientes com classificação verde ou amarelo, que são geralmente os perfis dos pacientes com gastroenterite. As unidades, inclusive, apresentam queda no número de atendimentos nos dois últimos meses. Em abril, foram 84.441 mil acolhimentos, 4% a menos do que em março, quando foram contabilizados 88.077 atendimentos.
A infectologista da SMS apresenta orientações para recuperação. “É recomendado o repouso e a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação. Também podem ser utilizados medicamentos para aliviar as dores, prescritos por profissional de saúde. A higiene, especialmente com a lavagem de mãos e manipulação de alimentos é fundamental para evitar casos da doença”.