Pneumologia e otorrinolaringologia, emergência pediátrica, aleitamento materno, neurodesenvolvimento, cuidado qualificado da criança obesa e transtorno do espectro autista. Com temas como estes, o primeiro dia do IX Congresso Baiano de Pediatria e I Congresso Regional de Pediatria de Feira de Santana atraiu cerca de 300 pessoas para o Hotel Ibis. O evento, que teve início nesta quarta-feira (26), será aberto oficialmente nesta quinta (27), no auditório do edifício Charmant, onde segue até sábado (29). A qualidade das palestras, debates e participação expressiva do público nos cursos e simpósio que precederam os dias oficiais do congresso são animadores para o que ainda virá.
“Estamos muito felizes por esse primeiro momento ter atendido bem as nossas expectativas. O evento está sendo um verdadeiro sucesso. Os participantes fizeram diversos elogios sobre a qualidade das aulas e a organização”, afirma Graciete Oliveira, presidente do Congresso. Ela ressalta que assim como nesta quarta, os temas selecionados para os próximos três dias são fundamentais aos profissionais e estudantes de saúde que atuam ou vão atuar com crianças e adolescentes.
Renatha Chagas, advogada e estudante de medicina, é parte do público. O interesse dela pelo congresso foi tamanho, que nem mesmo a necessidade de estar com o seu bebê foi empecilho: resolveu assistir às palestras com ele e diz que a força de vontade está valendo muito a pena. “Já tenho vontade de ser pediatra e estou direcionando meu curso para isso. Esse é o primeiro congresso de pediatria da nossa região e eu quis aproveitar para melhorar meu conhecimento; está sendo muito produtivo. Hoje eu pude entender mais sobre a importância do atendimento multidisciplinar para a crianças e adolescentes em questões como autismo e obesidade” exemplifica.
O destaque feito pela estudante é semelhante ao da pediatra Normeide Pedreira, coordenadora do Simpósio Multiprofissional em Pediatria. “As mesas de discussões foram riquíssimas. Uma delas foi sobre obesidade e o debate foi maravilhoso. Ouvimos afirmações que precisam ser feitas sobre a criança que come compulsivamente ou come demais por outros motivos, que é sedentária e todas as nuances envolvidas na questão. Tivemos também uma mesa sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) que alertou para a necessidade de que os profissionais estejam habilitados a reconhecer, diagnosticar e colaborar para essas crianças terem oportunidade de melhorar no futuro. Já ouvimos de diversos profissionais que precisamos repetir o evento pelo menos uma vez por ano”, frisou.
Um público de cerca de 400 pessoas, entre médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e estudantes, está inscrito para participar dos três dias do congresso no auditório edifício Charmant. A programação desta quarta inicia às 8h e a cerimônia de abertura oficial será às 11h30. Na programação do evento, terá palestra de profissionais renomados no Brasil como Renato Kfouri, pediatra infectologista, presidente do Departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e vice-presidente da Sociedade Brasileira de imunizações.